terça-feira, 29 de novembro de 2011

PERNIL - que tal no Natal?

Foto ilustrativa !!! O meu ficou MAIS bonito!


Faz tempo que não posto nada por aqui ! O trabalho na Cultura anda me consumindo, mas consegui fazer coisinhas gostosas no dois últimos finais de semana.
Fiz um pernil delicioso, que sugiro aqui e no sábado seguinte macarrão com molho de maiosene e atum e kibe cru.
Fui fazer compras hás uns 20 dias e encontrei pernil a R$ 4,99 o kilo. Muuuuito barato, né? Mas, o bichinho vem com osso e com pele. Só percebi isso depois que descongelei.
Como acho muito complicado essa coisa de tirar a pele, e nem tenho ferramentas adequadas pra isso, resolvi só solta-la da carne.
Passei sal por dentro (entre a pele e a carne) e deixei por uma 1/2 hora. Enquanto isso, no liquidificador, bati o suco de duas laranjas e um limão com 6 dentes de alho, cebola, salsinha e azeitonas pretas. Coloquei um pedacinho de pimenta dedo de moça que tenho sempre curtida dentro da geladeira.
Coloquei o pernil num saco plástico e joguei o tempero nele. Amarrei e deixei marinando na geladeira até o dia seguinte.
Acendi o forno, em temperatura baixa, e coloquei o pernil embrulhado no papel alumínio. Ficou aproximadamente 3 horas assim. Depois tirei o papel e deixei dourar. Acontece que tem a tal coisa do purucar, né? Eu não sei fazer isso !!! Joguei água gelada em cima (achei que fosse assim rsrsrssr) não deu certo. Joguei a gordura fervendo, também não deu. Massss... o pernil ficou BOM, mas ficou BOM, mas ficou BOM que comeram inclusive a pele... do jeito que tava.
Já comprei outro, maior, ontem!! Com pele e osso pra repetir a receita.
FELIZ HO HO HO.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pratos fáceis para festa !

Foto da internet. Ninguém fotografou o meu !! rsrs
Sábado minha filha Marcella fez 18 anos. Pra comemorar resolvi fazer um almoço surpresa. Convidei pessoas que foram importantes na vida dela nesse período. Foi delicioso, todo mundo bem emocionado, ela muito feliz e surpresa DE VERDADE !!
Como a ideia era fazer um carinho, uma homenagem do jeito que eu acho que ela merece, resolvi que eu mesma teria que cozinhar. Tá !! Complicado, né? Cozinhar para 40 pessoas.... Mas deu tudo muito certo graças a sugestão da minha mãe para o prato principal e a receita da minha prima Preta, lá de Lavras Novas, de um conserva de legumes que servi de aperitivo.
Recebi muitos elogios e até mensagem no Facebook de um amigo da minha filha, o Lucas, agradecendo pela "comida deliciosa". Ahhh, fiquei mega orgulhosa !!!
Vamos lá:

CONSERVA DE LEGUMES da PRETA

03 cenouras cortadas - bem fininho, viu?- em lascas, 01 pimentão de cada cor, cortado em tirinhas, 02 cebolas cortadas em quatro, um vidro de azeitonas pretas cortadinhas em rodelas, 1/2 vidro de azeitonas verdes sem caroço e um vidro de cogumelos.
Cozinha a cenoura em água com 2 colheres de sopa de açúcar e uma de sal, quando estiver mudando de cor acrescenta os pimentões, e logo em seguida a cebola. Depois coloca as azeitonas e o cogumelo.
Desliga o fogo e coloca: um vidro de catchup, um de mostarda, um de molho inglês, um copo de vinagre.
Deixa esfriar ...e  PRONTO. Serve com pãozinho. Hummmm.....

FRANGO COM CATUPIRY

Bom, no caso do aniversário comprei 8kg de sobrecoxa, mas é assim, cada kilo serve 05 pessoas, ok?
Então você corta a sobrecoxa - sem pele e sem osso - em cubinhos tempera, de preferência de um dia para o outro e cozinha com caldo de galinha.
Acrescenta molho de tomate - coloquei 5 pacotes para os 8 kg. Eu sempre coloco um pouquinho de catchup pra tirar a acidez do molho.
A parte faz um purê de batatas bem macio e monta na assadeira - purê por baixo, o frango com molho e pelotas de caturipy. Leva pra assar - derreter o queijo e na hora de servir acrescenta a batata palha. Fica bem parecido com a foto e delicioso. Servi com arroz branco.
Para festa fiz um saladão também, com alface americana, rúcula, cenoura ralada, pepino e tomates daqueles bemmm grandões. Tudo muito gostoso.

A dúvida era: Hum e agora, qual bolo partir primeiro??? Iceland, by the way.



Resumo da ópera:  Das 06 travessas que fiz do Frango sobrou uma que devoramos no dia seguinte. Da conserva sobrou um pouco que guardei para comer com salada e dos bolos sobrou bem pouco também.... rsrssrsrsrsrss Acho que tava bom mesmo!


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Frango by Nigella e Lasanha by Chris

Semana passada recebemos amigos em casa!
Adoro quando isso acontece por dois motivos, amigos são por si só deliciosos e é uma maneira de colocar em prática essa veia culinária que descobri existir em mim.

Nigella


Assisto sempre que posso o programa da Nigella na GNT e confesso que sou fã. Além de linda ela faz tudo parecer fácil e gostosérrimo. Num dos programas ela ensinou a fazer aquele frango super crocante que a gente vê nos filmes americanos. Coloquei em prática e deu super certo. Da primeira vez lamentei o desperdício do leite utilizado e resolvi inventar alguma coisa com ele: foi aí que surgiu a lasanha.

Então vamos lá:

Frango:



Compro aquelas coxinhas de asa porque acho mais prático de comer. No dia anterior tempero a minha maneira: cebola, alho, azeite, suco de limão (pouquinho), mostarda, salsinha, cebolinha e sal. Deixo na geladeira até o dia seguinte pra pegar bem o tempero.
Cozinho o frango em 1litro e meio de leite. Escorro (pode ser no escorredor de macarrão) sobre uma outra panela (o leite, lembra? não queremos jogar fora). Separo os pedaços numa assadeira e deixo descansando por pelo menos 1/2 hora antes de empanar.
O segredo para ficar crocante é passar duas vezes na farinha e no ovo. Detalhe: misturo sal no ovo e povilho um tantin de pimenta do reino da farinha.
Para fritar: Banha!! Isso mesmo, banha que a gente compra no supermercado. Metade do tablete para mais ou menos umas 15  coxinhas.

A Lasanha:



Massa daquelas que já vem pronta pra montar, porque eu não tenho saco de cozinha uma por uma antes de montar.
Molho:
Margarina na panela - generoso, colheradas grandes.
Farinha de trigo - uma duas colheres de sopa. Misturo. Vai ficar um massa. AOS POUCOS, mas aos pouco messssssmo acrescento o leite que reservei do frango. Quando estiver bem cremoso  acrescento queijos. O que quiser. No final queijo gorgonzola. Hummm...
Para montar: coloco no fundo da assadeira (de vidro, pra ficar LINDO) leite da caixinha, salpicado com sal.
Uma camada da massa da lasanha / creme / muçarela (é com ç mesmo viu gente? mulher de professor de português não pode errar) massa da lasanha/ creme / queijo prato / e por ai vai !!! No final queijo ralado e forno.

Aqui em casa fez MUITO sucesso.
Os amigos amaram, meu marido adorou e até quem tem problemas com gorgonzola lambeu os beiços.

Se fizer me conta como ficou, ok?





quinta-feira, 26 de maio de 2011

Conserva de Jiló



Fomos almoçar, meu marido e eu, no bar do Toninho e do Carlão ali na Florêncio de Abreu. Antes de chegar a comida - Um Parmeggiana delicioso (pra mim o melhor da cidade) eles nos mandaram uma conserva de jiló.
Foi surpreendente!
Desde então, todas as vezes que vamos lá pedimos o jiló como tira gosto.
Meu marido ficou apaixonado pelo sabor e textura do prato e resolvi tentar fazer em casa. Primeiro fiz com 8 jilós e agora fiz com 20, porque o primeiro não durou 2 dias.
Comprei os jilós mais verdinhos, firmes e sem buraquinhos. Lavei e deixei 30 minutos fervendo em água e sal. Inteiros, com cabinho e tudo.
Quando esfriou, coloquei num vidro esterilizado ajeitando direitinho, pra ficar além de gostoso, bonito!
Azeitona, pimenta biquinho, pimenta de cheiro(só umas 4 bolinhas) e alho partido ao meio sem aquele miolinho.
Tudo arrumadinho no vidro. Coloquei azeite de oliva até metade do vidro e completei com vinagre branco.
Esses ai fui eu mesma que fiz !!! Jiló e Limão Siciliano.
Tem que aguentar pelo menos uns 3 dias sem mexer. Fica muito bom ! Garanto.



PS: A receita do Limão Siciliano eu vou postar assim que ficar pronto e eu experimentar, ok?

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Canja de um monte de coisa, tudo junto e misturado.

A gente sempre acha que canja só pode ser de galinha, né? Mas garanto que não precisa ter essa exclusividade.
Hoje mesmo... frio no Ribeirão Preto decidi fazer a "minha" canja.
Fácil, peguei o básico no programa Larica Total  que passa no Canal Brasil e dei meu toque pessoal.

Assim: Refogo alho, cebola e bacon picadinho no azeito que deixo curtindo com pimenta dedo de moça. Coloco pedacinhos de paio, dou aquela mexida. Depois: o que tiver de miúdo de frango, pescoço, pé e tulipinha (a mini coxinha, sabe?). Aquela refogada em tudo por um tempinho, coloco água e deixo cozinhar em fogo baixo por uns 20 minutos na panela de pressão aberta. Depois desse tempo coloco a cenoura, a batata, abobrinha, mandioquinha e o arroz. Ahh um quadradinho de caldo de galinha também. Mais água, acerto o sal e coloco na pressão por uns 15 minutos. Pronto minha gente. Fica divino!!
Pra servir: queijo parmesão ralado na hora e cebolinha picadinha pra dar aquela "crocância" no prato.

Foto Ilustrativa


As quantidades? Normalmente faço com 3 xícaras de arroz para a família toda comer e repetir. Todo o resto tem que ser proporcional a isso, certo?
Bom apetite.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Escondidinho FAJUTO, mas muito bom !!!

Aqui em casa todo mundo adora Escondidinho. Principalmente o de bacalhau que eu faço. Tudo bem que precisei de umas 5 tentativas e muita troca de experiências com amigas e donos de restaurante pra conseguir fazer um que ficasse realmente bom.
Segunda feira de carnaval, aquela chuva que não parava, resolvemos, meu marido e eu, chamar alguns amigos para tomar uma cerveja, com petiscos aqui em casa.
Fiz alguns petisquinhos, como cenoura e pepino palito, salsão em tirinhas, meu já famoso bolinho da receita ai de baixo e o pessoal colaborou com salgadinhos, porcaritos e queijos.
Minha ideia, se o alcool não tivesse me consumido lá pelas tantas, era fazer um Escondidinho fajuto. Acabei de porre e o povo com fome!!! Um fiasco para uma anfitriã, mas estávamos entre amigos e família e todos riram muito e entenderam a situação.
O fato é que já tava tudo semi-pronto. O recheio feito e as batatas cozidas. Aí, acabei fazendo - mas só hoje e ficou muito bom.
Então vamos lá: Ele é fajutinho porque não é de mandioca, é de batata. A gente faz um purê de batatas normal, batata cozida e passada no espremedor, manteiga na panela e leite devagarinho até dar o ponto. No final acrescenta um copo de requeijão cremoso. Usei o Poços de Caldas.
Para o recheio: Três linguiças calabresas grandes - tiro sempre aquela pele de volta. Paio, uns 02 gomos, azeitona, cebola e alho. Ahh coloquei bacon bem picadinho também. Aqui em casa eu tenho alho curtido em azeite com pimenta dedo de moça num vidro. Fica super bom e uso como base para refogar alguns pratos. Usei para fazer a linguiça do recheio. Nem tem segredo, coloco o alho, depois o bacon para derreter bem as gordurinhas. Ai a cebola. Em seguida a linguiça, o paio e por último a azeitona. Um pacotinho de molho de tomate e deixo curtir em fogo baixo. As vezes é preciso colocar meio copo d'água. Ahh o sal fica a gosto.
Pra montar aquele esqueminha, purê em baixo, recheio e purê em cima. Jogo bastante queijo ralado e forno pra gratinar. Fica bom, viu?????

A foto é ilustrativa... mas bem fiel !!!
Beijinhos

domingo, 23 de janeiro de 2011

De Margarita prá Macarrão

A ideia inicial era sairmos para tomar uma Margarita.
Não sei vocês, mas acho Ribeirão uma cidade estranha no que diz respeito a bares. Ou você tem boteco, que aliás a gente adora, ou tem bares de patricinhas e mauricinhos. Nada contra, mas já passamos dessa fase.
Depois de procurar na Internet, na Revide, no Jr A Cidade não achamos nada que nos convencesse a pegar o carro as onze da noite. Resolvemos ficar em casa.
Claro que nessa altura a fome estava batendo. Fui pra cozinha disposta a fazer alguma coisa interessante e surpreender meu marido. Estamos numa semana de comemorações. Há 3 anos vivemos felizes, juntos!
Peguei na despensa um pacote de macarrão Caroli feito com vinho tinto que deixa uma cor escura interessante. Ok. Resolvida a primeira etapa, mas ai vem a questão... e o molho? Queria uma coisa rápida, que contrastasse com a cor da massa. Hum, bingo! Manteiga na panela, alho bem picadinho, dois pacote de sopa Vono de frango com queijo e leite aos poucos, lentamente pra não empelotar. Azeitona e Congumelos picados pra dar um toque. Ficou maravilhoso, consistência, cor e o principal: sabor.
Arrumei dois pratos - daqueles que a gente guarda pra ocasiões especiais – massa, molho e muito queijo ralado.
Duas taças e uma garrafa de Lambrusco completaram a produção que fez o maior sucesso de crítica e de público.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Inventando moda !! Lombo.

Adoro inventar coisas na cozinha. Pra ceia de Reveillon, que foi meu orgulho, fiz pernil e lombo, além do minha tradicional lentilha, creme de milho e arroz, é claro. Cozinhar para muitas pessoas é sempre um desafio, mas confesso que é motivador.
Já tinha resolvido o tempero do pernil, que fiz pela primeira vez e achei que devia fazer o lombo com sabor digamos, diferente. Arrisquei e me dei bem.
Olha só:  No liquidificador coloquei 1/2 litro de caldo de galinha ainda morno, mostarda (bastante), alho (5 dentes), cebola (uma pequena - cortada em 4 pra facilitar a trituração) e pimenta de cheiro (5 bolinhas vermelhinhas, lindas). Ficou lindo. Amarelo, com pedacinhos vermelhos.
Deixei o lombo marinando nesse tempero um um tempo bom... rsrs Isso significa mais ou menos umas 3 horas.
Na hora de colocar no forno pensei: Hum, acho que uma coisa doce ia combinar com a mostarda e a pimenta. Abri a geladeira, saquei um "mel" Karo e besuntei o lombo. Depois embrulhei bem fechadinho e levei ao forno.
Não sei exatamente quanto tempo, mas pelo menos uma hora com ele fechado e depois uns 20 minutos aberto pra dourar.
Nem preciso dizer que foi a primeira coisa que acabou, né?
A vida é meio assim mesmo, né? Tem o amarguinho da mostarda, o ardidinho da pimenta e o doce do Karo. Perfeito. Receita pra recomeçar.
Beijos e Feliz 2011.