quarta-feira, 9 de março de 2011

Escondidinho FAJUTO, mas muito bom !!!

Aqui em casa todo mundo adora Escondidinho. Principalmente o de bacalhau que eu faço. Tudo bem que precisei de umas 5 tentativas e muita troca de experiências com amigas e donos de restaurante pra conseguir fazer um que ficasse realmente bom.
Segunda feira de carnaval, aquela chuva que não parava, resolvemos, meu marido e eu, chamar alguns amigos para tomar uma cerveja, com petiscos aqui em casa.
Fiz alguns petisquinhos, como cenoura e pepino palito, salsão em tirinhas, meu já famoso bolinho da receita ai de baixo e o pessoal colaborou com salgadinhos, porcaritos e queijos.
Minha ideia, se o alcool não tivesse me consumido lá pelas tantas, era fazer um Escondidinho fajuto. Acabei de porre e o povo com fome!!! Um fiasco para uma anfitriã, mas estávamos entre amigos e família e todos riram muito e entenderam a situação.
O fato é que já tava tudo semi-pronto. O recheio feito e as batatas cozidas. Aí, acabei fazendo - mas só hoje e ficou muito bom.
Então vamos lá: Ele é fajutinho porque não é de mandioca, é de batata. A gente faz um purê de batatas normal, batata cozida e passada no espremedor, manteiga na panela e leite devagarinho até dar o ponto. No final acrescenta um copo de requeijão cremoso. Usei o Poços de Caldas.
Para o recheio: Três linguiças calabresas grandes - tiro sempre aquela pele de volta. Paio, uns 02 gomos, azeitona, cebola e alho. Ahh coloquei bacon bem picadinho também. Aqui em casa eu tenho alho curtido em azeite com pimenta dedo de moça num vidro. Fica super bom e uso como base para refogar alguns pratos. Usei para fazer a linguiça do recheio. Nem tem segredo, coloco o alho, depois o bacon para derreter bem as gordurinhas. Ai a cebola. Em seguida a linguiça, o paio e por último a azeitona. Um pacotinho de molho de tomate e deixo curtir em fogo baixo. As vezes é preciso colocar meio copo d'água. Ahh o sal fica a gosto.
Pra montar aquele esqueminha, purê em baixo, recheio e purê em cima. Jogo bastante queijo ralado e forno pra gratinar. Fica bom, viu?????

A foto é ilustrativa... mas bem fiel !!!
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário