quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Frango by Nigella e Lasanha by Chris

Semana passada recebemos amigos em casa!
Adoro quando isso acontece por dois motivos, amigos são por si só deliciosos e é uma maneira de colocar em prática essa veia culinária que descobri existir em mim.

Nigella


Assisto sempre que posso o programa da Nigella na GNT e confesso que sou fã. Além de linda ela faz tudo parecer fácil e gostosérrimo. Num dos programas ela ensinou a fazer aquele frango super crocante que a gente vê nos filmes americanos. Coloquei em prática e deu super certo. Da primeira vez lamentei o desperdício do leite utilizado e resolvi inventar alguma coisa com ele: foi aí que surgiu a lasanha.

Então vamos lá:

Frango:



Compro aquelas coxinhas de asa porque acho mais prático de comer. No dia anterior tempero a minha maneira: cebola, alho, azeite, suco de limão (pouquinho), mostarda, salsinha, cebolinha e sal. Deixo na geladeira até o dia seguinte pra pegar bem o tempero.
Cozinho o frango em 1litro e meio de leite. Escorro (pode ser no escorredor de macarrão) sobre uma outra panela (o leite, lembra? não queremos jogar fora). Separo os pedaços numa assadeira e deixo descansando por pelo menos 1/2 hora antes de empanar.
O segredo para ficar crocante é passar duas vezes na farinha e no ovo. Detalhe: misturo sal no ovo e povilho um tantin de pimenta do reino da farinha.
Para fritar: Banha!! Isso mesmo, banha que a gente compra no supermercado. Metade do tablete para mais ou menos umas 15  coxinhas.

A Lasanha:



Massa daquelas que já vem pronta pra montar, porque eu não tenho saco de cozinha uma por uma antes de montar.
Molho:
Margarina na panela - generoso, colheradas grandes.
Farinha de trigo - uma duas colheres de sopa. Misturo. Vai ficar um massa. AOS POUCOS, mas aos pouco messssssmo acrescento o leite que reservei do frango. Quando estiver bem cremoso  acrescento queijos. O que quiser. No final queijo gorgonzola. Hummm...
Para montar: coloco no fundo da assadeira (de vidro, pra ficar LINDO) leite da caixinha, salpicado com sal.
Uma camada da massa da lasanha / creme / muçarela (é com ç mesmo viu gente? mulher de professor de português não pode errar) massa da lasanha/ creme / queijo prato / e por ai vai !!! No final queijo ralado e forno.

Aqui em casa fez MUITO sucesso.
Os amigos amaram, meu marido adorou e até quem tem problemas com gorgonzola lambeu os beiços.

Se fizer me conta como ficou, ok?





Um comentário:

  1. De sobremesa uma receita que aprendi com o cantor Daniel. Doce de abóbora num pequeno pote, +- 35 segundos no microondas e depois 1 bola de sorvete de creme.nhãm.

    ResponderExcluir